A Culpa NUNCA é do Estagiário
Atualizado: 21 de Set de 2020
Vamos PARAR de inventar desculpas e aprender a liderar de verdade?

"Um negócio é simplesmente o reflexo do seu líder".
A responsabilidade é SEMPRE sua! Aceite!!
Já ouviu essa história de que a culpa é sempre do estagiário?
Já viste acontecer de alguém ou empresa responsabilizar “o” estagiário por um erro (grave)?Quão antiga é essa história, não é mesmo?
Mas vamos aos fatos! Por que a culpa NUNCA é do estagiário? Vou elencar alguns motivos, e explicá-los brevemente:
1. Vício na justificativa padrão
Virou senso comum durante muito tempo de que o estagiário não sabia fazer as atividades corretamente e cometia erros, e por “estar aprendendo” ou ser muito novinho era compreensível e assim as empresas saiam de uma saia justa rapidamente e sem se responsabilizar diretamente. Entretanto, essa postura foi tão replicada que passou a se usar, mesmo quando o estagiário nem existe, ou por atividades não realizadas por ele. Temos aí um problema de gestão e liderança.
2. Erro de fato do estagiário, por falta de gestão
Ele pode ter cometido um erro de fato, e aí a pergunta que fica é: quem o treinou, e como foi feita a orientação a ele? Se a empresa decide por contratar alguém a nível de aprendizado, deve dedicar tempo e atenção ao seu desenvolvimento. Deixando ainda, o mesmo, livre e a vontade para sanar qualquer dúvida ou dificuldade de execução. Assim ele se assegurará e terá alegria em desenvolver um bom trabalho. Se o estagiário ou qualquer profissional comete um erro grave, demonstra um sério problema de gestão e não de irresponsabilidade do indivíduo.
3. Medo do julgamento
Esse é o mais comum hoje em dia! Líderes que temem o julgamento alheio e preferem se esconder em uma mentira anteriormente aceita.
Todavia, hoje em dia essa história já não “cola”, e ao invés de blindar sua imagem o empresário pode na verdade virar chacota pública.
Portanto podemos ver que a responsabilidade a sempre do Líder, seja pelo erro ter sido dele próprio ou pela falta de gestão sobre a equipe.
Então vamos PARAR de inventar desculpas e aprender a liderar de verdade?
Esse modelo de gestão já acabou faz tempo, está mais que ultrapassado, e se sua empresa ainda não entendeu isso, prepare-se para aprender na dor e lidar com as consequências.
Liderar não é impor ou colocar-se acima dos demais!
Liderar é influenciar positivamente as pessoas!
Liderar é ter autor responsabilidade!
Liderar é assumir seus erros e buscar melhorar!
Liderar é reconhecer que somos todos humanos!