A Culpa NUNCA é do Estagiário

Atualizado: há 21 horas

Vamos PARAR de inventar desculpas e aprender a liderar de verdade?



"Um negócio é simplesmente o reflexo do seu líder".

A responsabilidade é SEMPRE sua! Aceite!!


Já ouviu essa história de que a culpa é sempre do estagiário?


Já viste acontecer de alguém ou empresa responsabilizar “o” estagiário por um erro (grave)?Quão antiga é essa história, não é mesmo?


Mas vamos aos fatos! Por que a culpa NUNCA é do estagiário? Vou elencar alguns motivos, e explicá-los brevemente:


1. Vício na justificativa padrão

Virou senso comum durante muito tempo de que o estagiário não sabia fazer as atividades corretamente e cometia erros, e por “estar aprendendo” ou ser muito novinho era compreensível e assim as empresas saiam de uma saia justa rapidamente e sem se responsabilizar diretamente. Entretanto, essa postura foi tão replicada que passou a se usar, mesmo quando o estagiário nem existe, ou por atividades não realizadas por ele. Temos aí um problema de gestão e liderança.


2. Erro de fato do estagiário, por falta de gestão

Ele pode ter cometido um erro de fato, e aí a pergunta que fica é: quem o treinou, e como foi feita a orientação a ele? Se a empresa decide por contratar alguém a nível de aprendizado, deve dedicar tempo e atenção ao seu desenvolvimento. Deixando ainda, o mesmo, livre e a vontade para sanar qualquer dúvida ou dificuldade de execução. Assim ele se assegurará e terá alegria em desenvolver um bom trabalho. Se o estagiário ou qualquer profissional comete um erro grave, demonstra um sério problema de gestão e não de irresponsabilidade do indivíduo.


3. Medo do julgamento

Esse é o mais comum hoje em dia! Líderes que temem o julgamento alheio e preferem se esconder em uma mentira anteriormente aceita.


Todavia, hoje em dia essa história já não “cola”, e ao invés de blindar sua imagem o empresário pode na verdade virar chacota pública.


Portanto podemos ver que a responsabilidade a sempre do Líder, seja pelo erro ter sido dele próprio ou pela falta de gestão sobre a equipe.


Então vamos PARAR de inventar desculpas e aprender a liderar de verdade?


Esse modelo de gestão já acabou faz tempo, está mais que ultrapassado, e se sua empresa ainda não entendeu isso, prepare-se para aprender na dor e lidar com as consequências.


Liderar não é impor ou colocar-se acima dos demais!

Liderar é influenciar positivamente as pessoas!

Liderar é ter autor responsabilidade!

Liderar é assumir seus erros e buscar melhorar!

Liderar é reconhecer que somos todos humanos!

Siga-nos nas redes sociais!

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone

Daiane Santos Mentoring CNPJ: 30.294.285/0001-81| © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por MMD

Políticas e Termos