Enatipo 9 - Paz Interior

Em constante busca pela paz interior.

Assim vivem os tipos 9. Mesmo aqueles que ainda não perceberam a sua busca fundamental.


As pessoas desse eneatipo costumam ser muito calmas e tranquilas, como já falamos em outro post.


A palavra que os direciona é PAZ!


É justamente por isso que são excelentes mediadores, afinal a sua busca interior é de manter-se em paz, e por isso pacificam os ambientes em que estão inseridos.


Em níveis de desenvolvimento não saudáveis, os tipos 9, tem a tendência a anular-se para evitar conflitos e qualquer atrito ou desgaste. São muito procrastinadores e parecem estar sempre acuados ou reprimidos. Acreditam que a paz total é tão distante que é melhor garantir o pouco que se tem e não arriscar de estressar com qualquer coisa. Podem viver em autoflagelo emocional por receio de perder uma paz ilusória.


Em níveis médios de desenvolvimento, ainda evitam atritos, mas já conseguem identificar seus reais desejos e necessidades. Podem ainda se subjugar a pessoas que julgam queridas ou relevantes em sua vida, na busca da paz familiar ou relacional (novamente ilusória). Ainda são procrastinadores ou apresentam dificuldades de manter projetos e objetivos até o final, visto que quando encontram obstáculos ou dificuldades podem recuar para evitar o conflito ou o desgaste. Conseguem identificar melhor o que não querem ou o que lhes trás paz e assim tentam mantê-la a todo custo. Muitas vezes sendo os amigos extremamente prestativos e conciliadores, podendo expor uma felicidade irreal.