O anseio por pertencer

Já ouviu falar? É inerente ao nosso ser! Portanto, um instinto natural do humano!!


A neurociência e a neuroeconomia inclusive, apontam que: "Tudo o que une o ser humano é bom para nós e nosso desenvolvimento, e tudo que nos separa é ruim".


E essa mensagem está gravada em nossas emoções e portanto em nosso cérebro.


Acontece que, para algumas pessoas esse ímpeto de pertencer e ser aceito é mais forte do que para outros, e o Eneagrama chama essa busca de Variante Instintiva Social.


Pessoas com Instinto Social predominante tem grande preocupação em ser aceitas e necessárias em seu mundo. Gostam de envolver-se e interagir com os demais partindo de objetivos comuns. Empenham-se na alimentação do sentimento de impotância que obtêm das interações em atividades com outros.


Podemos identificar essa Variante Instintiva em nós e nos outros de acordo com o foco que damos em um ambiente novo, os Sociais tendem a perceber as estruturas de poder e de "política" entre as pessoas e os grupos. São pessoas que necessitam de contato com os outros para sentir-se vivos e cheios de energia.


Os tipos Sociais buscam na interação com os demais construir o seu valor pessoal, sua percepção de realização e seu lugar na sociedade.