Não faça como a GOL!

Atualizado: Out 29

Eu não viajava com a Gol há pelo menos 5 anos, e há 3 usava apenas a Azul. Mas desta vez a diferença de preço pesou bastante e eu viajei com a Gol.

E quero compartilhar alguns pontos interessantes. Começando pelos positivos.

  • A cia melhorou os acentos e espaço dentro do avião;

  • O embarque está mais ordenado;

  • Os atrasos, aparentemente, reduziram.

  • O atendimento melhorou muito, equipe simpática e sorridente.


Só que nem tudo são flores, então vamos aos pontos de melhoria é uma reflexão para o seu negócio:


  • Meu voo original foi cancelado e trocado por outro menos “confortável”;

  • O App não disponibilizou o checkin;

  • Apesar de simpáticos os atendentes me deixaram insegura quanto ao voo, visto que no cartão de embarque havia a informação do horário de início: 6h50 e quando cheguei para despachar a mala às 6h40 fui informada de que poderia perder o mesmo, pois haviam dado início ao embarque as 6h30. Fui instruída a correr muito para chegar a tempo.


E aqui está o maior detalhe de hoje. Eu corri muito muito mesmo! Fiquei sem ar, já que meu portão era distante, enquanto corria pelo aeroporto, outros membros da cia confirmaram meu voo e reiteraram que o embarque estava no último aviso e até comunicaram ao portão que eu estava indo, cheguei a ele às 6h57, e o embarque está no início ainda. Ok! Até aí ok.


7h07 eu já estava na aeronave com os cintos afivelados - uau que agilidade no embarque hein?!


Então!! O voo estava previsto para 7h30, eles apressaram tanto o embarque (sem orientação clara de distanciamento nas filas) que às 7h18 houve o aviso de fechar portas e com ele a seguinte mensagem:

“Em respeito ao seu tempo fechamos as portas antes do previsto”


E só então eu percebi o que houve! Esse aviso costuma ser dito pela azul, que já foi considerada a cia aérea mais pontual do país. Será que a ação foi motivada por concorrência?


A diferença está na forma como foi feito! Nunca, NUNCA na Azul eu recebi tamanha pressão para embarque, mesmo em dado dia que adiantei voo e também corri, mas sem a pressão emocional de: “Corre para não perder o voo!”


Então ás 7h21 o avião começa a mover-se, e fica andando, para em seguida parar e aguardar na pista até o horário previsto para receber a autorização de decolagem.


Foi quando pensei: será que vale a pena toda essa pressão e desconforto por um aviso de “em respeito ao seu tempo...” respeito ao meu tempo? Será mesmo?


Particularmente, para mim não vale a pena não! Aquele aviso não gerou conforto ou emoção positiva que superasse toda a pressão e desgaste anterior. E mais! Tive a nítida impressão de que eu poderia ter andado normalmente que chegaria a tempo, eu estava no horário correto, não ficaria aguardando no aeroporto e também não havia necessidade de desespero, e mesmo assim entrei em pânico por receio de perder meu voo.


Por um interesse vaidoso da cia toda a minha experiência que poderia ter sido positiva não o foi! E adivinha qual será minha postura e preferência na próxima viagem?

Se pensou Azul acertou!!


E no seu negócio, sua prioridade é superar/se igualar ao seu concorrente ou oferecer a melhor experiência possível ao seu cliente?


Quantos clientes você já perdeu por ego?


Quantos negócios foram prejudicados pela sua ansiedade?

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