O que o Hit da Vacina, "Bum Bum Tam Tam", te ensina sobre gestão e negócios?
Você não pode ignorar a importância desse Hit no momento atual.

Você pode não gostar de funk ou achar a música ou a sua viralização idiota, é tua opinião e tudo bem. Mas não pode ignorar.
O vídeo da música original atingiu mais de 1 bilhão de visualizações, e a nova versão (alterada para incentivar a vacinação) superou 3 milhões de acessos em menos de 48h.
E daí? O que isso tem a ver com a minha vida e o meu negócio Daiane?
Simples: Estratégia e adequação da comunicação!
Traga essa lição para o seu negócio!
Vou explicar melhor:
O Butantan não escolheu de imediato fazer essa campanha, estavam trabalhando dentro de um padrão já visto anteriormente. De falar cientificamente e buscar incentivar as pessoas a se vacinar.
Acontece que alguém associou a música de 2017 aos acontecimentos atuais e houve a viralização nas redes sociais.
Foi quando tornou-se uma estratégia e houve o aproveitamento do estado emocional e meio de comunicação do público.
Já que a população geral do país estava/está fazendo essa associação o Instituto Butantan junto com o MC Fioti regravaram a música com uma nova letra para conscientizar da importância de vacinar.
Tecnicamente o que eles fizeram foi aceitar a força da internet e que o hit já havia se tornado uma realidade e a partir daí pensaram em fazer o seu melhor dentro da realidade já imposta.
O Butantan adequou a sua linguagem ao público, e abriu as suas portas!
A equipe dançou e cantou o novo hit, demonstrando igualdade e conexão com todos. O instituto despiu-se da linguagem rebuscada da ciência para falar em termos que alcance o maior número de pessoas possível (esse era o objetivo e eles alcançaram por não buscar a demonstração de superioridade e sim humanidade e conexão).
Você consegue abrir mão de sua “superioridade” quando é necessário?
Como falei no início, você pode detestar funk, pensar que o hit é bobo, desacreditar a vacina... seja lá o que se passa na sua cabeça. O que você não pode é ignorar o fato e força dessa história, desse exemplo.
Olhe com olhos de estrategista, olhos de empresário, olhos de líder!!
Aprenda!
Vamos para a prática?
Pense, descreva e anote em uma agenda ou caderno, respondendo as seguintes perguntas:
- Quem são as pessoas que formam o meu público, ou equipe?
- Qual é o nível de instrução, cultura e educação delas?
- Do que essas pessoas gostam?
- Como essas pessoas falam? Que palavras costumam usar com frequência?
- Que tipo de livros, filmes, músicas e hobbies faz parte do seu dia a dia?
E por fim, após refletir e escrever as respostas destas perguntas, é chegada a hora da pergunta mais relevante:
COMO POSSO DESPERTAR O INTERESSE NESTA PESSOA, DE FAZER O QUE IREI SUGERIR?
Quando tiver clareza destas questões, ficará muito mais simples a comunicação e você estará preparado para instruir e inspirar outras pessoas.
E agora envia esse artigo para aquele amigo que precisa adequar a comunicação ao seu público e sair do “tecniquês”.